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Volante do motor "aligeirado"
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Volante do motor "aligeirado"
A redução de peso do volante de motor
JSO: Sítio de conselhos para preparação de motor automóvel e optimização dos desempenhos para circuito e competicão
Eis um artigo que descreve os efeitos da redução de peso de um volante de motor.
não há nenhuma perda de binario após redução de um volante de motor… o volante de motor não é apenas um acumulador de energia. É tipo um travão do motor.
O volante de motor é pesado, o motor vai gastar energia para fazê-lo girar. A energia gasta dependente da massa (e do diâmetro) do volante de motor, aligeirando, permite ao motor recuperar a energia que então será transmitida pelo motor ao chassis (aceleração).
==> Volante de motor aligeirado = melhor aceleração e sem perda de binario.
A aceleração:
Certamente somente bom para a aceleração pura, em circuito(pista), é outro coisa, tendo em conta que perde-se em TRAVÃO DE MOTOR (fornecimento do motor em energia ao volante de motor), será necessário travar mais em entrada de curva (==> ligeiramente mais eficaz num motor “origem”) mas ganha-se à reaceleração em saída de curva (==> mais eficaz).
==> todo depende da sua maneira de conduzir.
Resumindo:
Aligeirar o volante de motor, é permitir ao motor gastar menos energia para fazê-lo girar, o motor pode por conseguinte transmitir mais energia ao chassis para fazê-lo avançar ==> melhor aceleração.
O binario é a representação física de uma energia disponível sobre a árvore do motor.
O binario é muito distante e regular. Chama-se a isso acyclisme, fenómeno ligado aos esforços exercidos pelos gases sobre o pistão aquando da combustão, combustão que não se desenrola nunca 2 vezes da mesma maneira, mesmo às mesmas condições de carga e de regime.
Um segundo nível, o binario é irregular porque as combustões conectam-se sobre um 4 cilindros todos os 180° de maneira pontual.
O volante de motor também é conhecido sob o nome de volante de inércia:
Graças à sua massa, desempenha um papel de acumulador de energia. Alisa assim o binario armazenando energia aquando o maximo de binario e retransmitindo-o o resto do tempo. não sou muito forte em electrónica, mas creio que poderia-se compará-lo com um condensador.
Reduzindo a sua massa, reduz-se a sua capacidade de armazenar energia cinética. Reduz-se a sua capacidade de perder binario , dado que dispõe de menos energia a retransmitir.
Reduzindo a sua massa, ganha-se em aceleração do motor:
Com efeito, J. (dOmega/dt) =Somme (rotação). Se diminui-se J deixando C constante (dado que não há razão que C diminui… ele tem sempre a mesma quantidade de ar e combustível no motor, sempre o mesmo adiantamento, etc.…), aumenta-se por conseguinte (dOmega/dt) ou seja a aceleração. Aí está porque o motor sobe mais rapidamente as suas rotações.
A recuperação é incrivel. Se o motor toma mais rapidamente o seu binario quando aplica-lhe-se uma rotação positiva, perde mais rapidamente as rotações quando aplica-lhe-se um casal negativo. Por conseguinte menos travões a motor.
Demonstração: (um pouco de física)
Em primeiro lugar algumas recordações de física:
- Energia cinética de um móvel em movimento: 1/2MvV ² (V ao quadrado com M massa do móvel e V a sua velocidade)
- Momento de inércia de um disco: I = 1/2MR ² (DM massa do disco, R o seu raio)
- Energia de um disco em rotação: 1/2Iw ² (w = velocidade angular do disco).
Quando um motor esta em movimento num carro e dá-lhe aceleração , transforma a energia da combustão em energia cinética.
Em relação às fórmulas precedentes vê-se que um disco em rotação acumula energia.
Além disso, deslocando-se com o carro, este disco sofre igualmente a aceleração linear.
Infelizmente a energia acumulada nos elementos giratórios não é utilizável para a aceleração do automóvel. (Seria demasiado fácil…)
A fórmula que dá a energia acumulada do disco depende igualmente da sua massa, por conseguinte diminuindo a massa do volante de motor, ele diminui igualmente a quantidade de energia absorvida.
Esta energia recuperada pode então ser utilizada para a aceleração do automóvel.
Agora, tomam um sistema aproximado do carro:
Considera-se o motor, as rodas, caixa de velocidade e o volante de motor e o chassis
Ou seja
V: a velocidade linear do sistema
M: a massa do sistema
R: o raio da roda
que: o número de voltas a motor para cada volta de roda (rotação cónico * relatório coxeia)
r: o raio ao ponto de redução do volante de motor
m: a massa do volante de motor
w: velocidade angular do volante de motor
A energia do volante de motor é igual à soma da energia acumulada pelo binario + a energia cinética do sistema em movimento
Ora, para cada volta de roda, o volante de motor efectua-lhe G voltas.
Além disso, o volante a motor possui uma dimensão diferente da roda por conseguinte w = V (Kr/R).
Se sobrecarregar pesado-se o volante a motor de m Kg obtem-se:
E = 1/2m*V ² + 1/2*m* (VKr/R) ²
Comparar o efeito da redução do volante de motor sobre o chassis:
Um segundo carro incluindo o chassis pesado .
O carro sofria a mesma aceleração que do 1o, durante a mesma duração (possui por conseguinte a mesma velocidade final e por conseguinte a mesma energia cinética que do 1o).
A energia cinética do sistema que possui o chassis pesado em movimento é então: E = 1/2M*V2
As velocidades em fase finais dos 2 sistemas idênticas, as Suas energias cinéticas são-no igualmente, tem-se por conseguinte:
M = m* (1 + (Kr/R) ²)
Pode-se por conseguinte dizer que aligeirar um volante de motor de m Kg retorna aligeirar o chassis do carro de M Kg… à fazê-los
as conclusões que se impõem. E visto mais que qualquer aquilo depende do relatório contratado, deixo-vos sonhar.
Assim pode obter para um Renault 5 turbo por ex.:
Raio da roda do GTT em 195/55/13: 0.272m
Retira-se 1.5kg à 15cm do centro do volante o que corresponde à uma redução do chassis em função do relatório coxeia:
1o: 1.5* (1 + ((3.091 * 3.73) * 0.15/0.272) ² = 62.24 kg
2nde: 1.5* (1 + ((1.842 * 3.73) * 0.15/0.272) ² = 23.02 kg
3.o: 1.5* (1 + ((1.320 * 3.73) * 0.15/0.272) ² = 12.58 kg
4.o: 1.5* (1 + ((0.967 * 3.73) * 0.15/0.272) ² = 7.44 kg
5.o: 1.5* (1 + ((0.758 * 3.73) * 0.15/0.272) ² = 5.17 kg
Fonte:
http://pagesperso-orange.fr/jso/119/volantmoteur.htm
Tentei traduzir o melhor que pude
Cumps[]
JSO: Sítio de conselhos para preparação de motor automóvel e optimização dos desempenhos para circuito e competicão
Eis um artigo que descreve os efeitos da redução de peso de um volante de motor.
não há nenhuma perda de binario após redução de um volante de motor… o volante de motor não é apenas um acumulador de energia. É tipo um travão do motor.
O volante de motor é pesado, o motor vai gastar energia para fazê-lo girar. A energia gasta dependente da massa (e do diâmetro) do volante de motor, aligeirando, permite ao motor recuperar a energia que então será transmitida pelo motor ao chassis (aceleração).
==> Volante de motor aligeirado = melhor aceleração e sem perda de binario.
A aceleração:
Certamente somente bom para a aceleração pura, em circuito(pista), é outro coisa, tendo em conta que perde-se em TRAVÃO DE MOTOR (fornecimento do motor em energia ao volante de motor), será necessário travar mais em entrada de curva (==> ligeiramente mais eficaz num motor “origem”) mas ganha-se à reaceleração em saída de curva (==> mais eficaz).
==> todo depende da sua maneira de conduzir.
Resumindo:
Aligeirar o volante de motor, é permitir ao motor gastar menos energia para fazê-lo girar, o motor pode por conseguinte transmitir mais energia ao chassis para fazê-lo avançar ==> melhor aceleração.
O binario é a representação física de uma energia disponível sobre a árvore do motor.
O binario é muito distante e regular. Chama-se a isso acyclisme, fenómeno ligado aos esforços exercidos pelos gases sobre o pistão aquando da combustão, combustão que não se desenrola nunca 2 vezes da mesma maneira, mesmo às mesmas condições de carga e de regime.
Um segundo nível, o binario é irregular porque as combustões conectam-se sobre um 4 cilindros todos os 180° de maneira pontual.
O volante de motor também é conhecido sob o nome de volante de inércia:
Graças à sua massa, desempenha um papel de acumulador de energia. Alisa assim o binario armazenando energia aquando o maximo de binario e retransmitindo-o o resto do tempo. não sou muito forte em electrónica, mas creio que poderia-se compará-lo com um condensador.
Reduzindo a sua massa, reduz-se a sua capacidade de armazenar energia cinética. Reduz-se a sua capacidade de perder binario , dado que dispõe de menos energia a retransmitir.
Reduzindo a sua massa, ganha-se em aceleração do motor:
Com efeito, J. (dOmega/dt) =Somme (rotação). Se diminui-se J deixando C constante (dado que não há razão que C diminui… ele tem sempre a mesma quantidade de ar e combustível no motor, sempre o mesmo adiantamento, etc.…), aumenta-se por conseguinte (dOmega/dt) ou seja a aceleração. Aí está porque o motor sobe mais rapidamente as suas rotações.
A recuperação é incrivel. Se o motor toma mais rapidamente o seu binario quando aplica-lhe-se uma rotação positiva, perde mais rapidamente as rotações quando aplica-lhe-se um casal negativo. Por conseguinte menos travões a motor.
Demonstração: (um pouco de física)
Em primeiro lugar algumas recordações de física:
- Energia cinética de um móvel em movimento: 1/2MvV ² (V ao quadrado com M massa do móvel e V a sua velocidade)
- Momento de inércia de um disco: I = 1/2MR ² (DM massa do disco, R o seu raio)
- Energia de um disco em rotação: 1/2Iw ² (w = velocidade angular do disco).
Quando um motor esta em movimento num carro e dá-lhe aceleração , transforma a energia da combustão em energia cinética.
Em relação às fórmulas precedentes vê-se que um disco em rotação acumula energia.
Além disso, deslocando-se com o carro, este disco sofre igualmente a aceleração linear.
Infelizmente a energia acumulada nos elementos giratórios não é utilizável para a aceleração do automóvel. (Seria demasiado fácil…)
A fórmula que dá a energia acumulada do disco depende igualmente da sua massa, por conseguinte diminuindo a massa do volante de motor, ele diminui igualmente a quantidade de energia absorvida.
Esta energia recuperada pode então ser utilizada para a aceleração do automóvel.
Agora, tomam um sistema aproximado do carro:
Considera-se o motor, as rodas, caixa de velocidade e o volante de motor e o chassis
Ou seja
V: a velocidade linear do sistema
M: a massa do sistema
R: o raio da roda
que: o número de voltas a motor para cada volta de roda (rotação cónico * relatório coxeia)
r: o raio ao ponto de redução do volante de motor
m: a massa do volante de motor
w: velocidade angular do volante de motor
A energia do volante de motor é igual à soma da energia acumulada pelo binario + a energia cinética do sistema em movimento
Ora, para cada volta de roda, o volante de motor efectua-lhe G voltas.
Além disso, o volante a motor possui uma dimensão diferente da roda por conseguinte w = V (Kr/R).
Se sobrecarregar pesado-se o volante a motor de m Kg obtem-se:
E = 1/2m*V ² + 1/2*m* (VKr/R) ²
Comparar o efeito da redução do volante de motor sobre o chassis:
Um segundo carro incluindo o chassis pesado .
O carro sofria a mesma aceleração que do 1o, durante a mesma duração (possui por conseguinte a mesma velocidade final e por conseguinte a mesma energia cinética que do 1o).
A energia cinética do sistema que possui o chassis pesado em movimento é então: E = 1/2M*V2
As velocidades em fase finais dos 2 sistemas idênticas, as Suas energias cinéticas são-no igualmente, tem-se por conseguinte:
M = m* (1 + (Kr/R) ²)
Pode-se por conseguinte dizer que aligeirar um volante de motor de m Kg retorna aligeirar o chassis do carro de M Kg… à fazê-los
as conclusões que se impõem. E visto mais que qualquer aquilo depende do relatório contratado, deixo-vos sonhar.
Assim pode obter para um Renault 5 turbo por ex.:
Raio da roda do GTT em 195/55/13: 0.272m
Retira-se 1.5kg à 15cm do centro do volante o que corresponde à uma redução do chassis em função do relatório coxeia:
1o: 1.5* (1 + ((3.091 * 3.73) * 0.15/0.272) ² = 62.24 kg
2nde: 1.5* (1 + ((1.842 * 3.73) * 0.15/0.272) ² = 23.02 kg
3.o: 1.5* (1 + ((1.320 * 3.73) * 0.15/0.272) ² = 12.58 kg
4.o: 1.5* (1 + ((0.967 * 3.73) * 0.15/0.272) ² = 7.44 kg
5.o: 1.5* (1 + ((0.758 * 3.73) * 0.15/0.272) ² = 5.17 kg
Fonte:
http://pagesperso-orange.fr/jso/119/volantmoteur.htm
Tentei traduzir o melhor que pude
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CupR-5R- Número de Mensagens : 33
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Data de inscrição : 09/08/2008
Re: Volante do motor "aligeirado"
Excelente post e excelente tradução
Posts destes são bons pq aprendemos sempre um pouco mais. Muito obrigado pela partilha de informação.
Posts destes são bons pq aprendemos sempre um pouco mais. Muito obrigado pela partilha de informação.
PedroFernandes- Admin
- Número de Mensagens : 58
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