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Oleos Lubrificantes

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Basilio
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Mensagem por CupR-5R Qui Ago 14, 2008 2:58 pm

Oleos Lubrificantes 022e2ad70oz7

Os óleos lubrificantes são substâncias utilizadas para reduzir o atrito lubrificando e aumentando a vida útil das máquinas

Os óleos lubrificantes podem ser de origem animal ou vegetal (óleos graxos), derivados de petróleo (óleos minerais) ou produzidos em laboratório (óleos sintéticos), podendo ainda ser constituído pela mistura de dois ou mais tipos (óleos compostos).

As principais características dos óleos lubrificantes são a viscosidade, o índice de viscosidade (IV) e a densidade.

A viscosidade mede a dificuldade com que o óleo escorre (escoa); quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso), mais difícil de escorrer, portanto será maior a sua capacidade de manter-se entre duas peças móveis fazendo a lubrificação das mesmas.

Densidade indica o peso de uma certa quantidade de óleo a uma certa temperatura, é importante para indicar se houve contaminação ou deterioração de um lubrificante.

Para conferir-lhes certas propriedades especiais ou melhorar alguma já existentes, porém em grau insuficiente, especialmente quando o lubrificante é submetido a condições severas de trabalho, são adicionados produtos químicos aos óleos lubrificantes, que são chamados aditivos.

Os principais tipos de aditivos são: anti-oxidantes, anti-corrosivos, anti-ferrugem, anti-espumantes, detergente-dispersante, melhoradores do Índice de Viscosidade, agentes de extrema pressão, etc.

Óleos para motores - Classificações

Para facilitar a escolha do lubrificante correto para veículos automotivos várias são as classificações, sendo as principais SAE e API.

Classificação SAE:

Estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:

* Óleos de Verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60
* Óleos de Inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W
* Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50

Obs.: a letra “W” vem do inglês “winter” que significa inverno.

Oleos Lubrificantes Novolu0

Viscosidade de Óleos

Como viscosidade ou tenacidade de um líquido se entende a resistência que
as moléculas de um líquido fazem contra um deslocamento. Essa resistência
é também chamada atrito interno.

* Viscosidade cinemática

Relação viscosidade/densidade indicada em mm2/s ( antigamente, centistoke).

* Viscosidade dinâmica

É a medida da resistência interna que o óleo lubrificante forma contra o fluxo
(por exemplo, fluxo através de tubulações, fluxo na fenda de lubrificação).
A visc.dinâmica é denominada em Centipoise (cP).

Para medir as viscosidades temos diversos aparelhos de medição (viscosímetros).
A indicação é em mm2/s, antigamente se utilizavam graus Engler (°E ) ou
Centistokes (cSt).

Existem outros institutos de classificação além do SAE, o AGMA e ISO VG.

Classificação API:

Desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos, baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço a que a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica basicamente tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço.

Para motores de veículos leves (Ciclo Otto) o “S” de Service Station (Postos de Serviço, Garagem) ou Spark (Faísca / Centelha), e a outra letra define o desempenho.

O óleo SJ é superior ao SH, isto é, o SJ passa em todos os testes que o óleo SH passa, e em outros que o SH não passa.O Óleo SH por sua vez é superior ao SG, assim sucessivamente.

O primeiro nível foi o API SA, obsoleto há muito tempo, consistindo em um óleo mineral puro, sem qualquer aditivação.

No caso de motores diesel, a classificação é API CI-4, CG-4, CF-4, CF, CE, etc. O “C” de Commercial (Linha Comercial, Frotas), ou Compression (Compressão).

A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens.

Os óleos lubrificantes para motores a gasolina 2 tempos, como os usados em motoserras, abrangem 3 níveis de desempenho: API está, também e TC.

O Instituto Americano do Petróleo (API) estabelece estes parâmetros de desempenho, através de uma sequência de testes complexos e específicos, de acordo com metodologias padronizadas pela ASTM (American Society for Testing and Materials).

O API não é o único orgão que homologa e testa lubrificantes, temos também:

* ACEA: Association of Constructors of European Automobiles;
* ILSAC: International Lubricant Standardisation & Approval Committee,
* Montadoras: os fabricantes de veículos e de motores também têm desenvolvido testes e especificações próprias para lubrificantes.

A avaliação de desempenho dos lubrificantes é uma seqüência de testes de campo e em laboratórios de motores. A seqüência de testes determina os padrões de condições que os componentes internos do motor devem apresentar após rodar com o lubrificante em teste.

* Evolução da classificação Service Station ou Spark:

Oleos Lubrificantes Cursodesempenho003br375iy5

1. SA, SB, SC, SD Criadas a partir dos anos 30, atualmente estão obsoletas.
2. SE Criada em 1972, especificação de serviço típica de motores a gasolina de veículos leves e alguns caminhões modelos 1971 a 1979.
3. SF Criada em 1980, especificação de serviço típica de motores a gasolina de veículos leves e alguns caminhões modelos 1980 a 1989. Proporciona maior estabilidade a oxidação.
4. SG Criada em 1989, especificação de serviço típica de motores a gasolina de veículos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificação. Proporciona maior controle de depósitos no motor e estabilidade a oxidação.
5. SH Criada em 1992, especificação de serviço típica recomendada para uso em motores a gasolina de veículos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificação. Supera as especificações anteriores quanto a controle de depósitos, oxidação do óleo, desgaste e corrosão.
6. SJ Criada em 1996, especificação de serviço típica de motores a gasolina de veículos leves, vans e caminhonetes que solicitem esta especificação. Supera e substitui todas as especificações anteriores.

* Evolução da classificação Commercial ou Compression:

Oleos Lubrificantes Cursodesempenho004br375kc8

Importante: As classificações “C” passaram por testes diferentes e necessariamente não substituem / superam uma a outra como as classificações “S”. Então observe que nem todas superam uma a outra e tenha cuidado na aplicação.

Descrição da Categoria

1. CA, CB Criadas a partir dos anos 40, atualmente estão obsoletas.
2. CC Criada em 1961, para uso em motores em condições de serviço moderado.
3. CD Criada em 1955, para uso em motores aspirados ou turbinados em condições de serviço pesado.
4. CE Criada em 1983, serviço típico de motores diesel turbinados em condições de serviço pesado.
5. CF Criada em 1994, para uso em motores aspirados ou turbinados que utilizam diesel com alto teor de enxofre.
6. CF-4 Criado em 1990, serviço típico de veículos diesel ligeiro, e caminhões em serviço extra-pesado. Supera todos os níveis anteriores.
7. CG-4 Criado em 1994, esta categoria de serviço é adequada para veículos diesel ligeiro em aplicações dentro e fora de estrada. Supera todos os níveis anteriores.
8. CH-4 Criado em 1994, esta categoria de serviço provê melhor controle de fuligem em motores aspirados ou turbinados que utilizam diesel com alto teor de enxofre, em aplicações dentro e fora de estrada. Supera todos os níveis anteriores.



Óleo mineral, semi-sintético e sintético - diferenças


Oleos Lubrificantes Oleorepsol2tracing100siyg5

O lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos. Sua função no motor é lubrificar, evitar o contato entre as superfícies metálicas e arrefecer, independentemente de ser mineral ou sintético.

A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos.

* Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos.
* Os óleos sintéticos são obtidos por reação química, havendo assim maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeia molecular, com diferenças características físico-químicas e por isso são produtos mais puros.

Os óleos semi-sintéticos ou de base sintética, empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo muito elevado.

não é recomendado misturar óleos minerais com sintéticos, principalmente de empresas diferentes.
Seus óleos básicos apresentam naturezas químicas diferentes e a mistura pode comprometer o desempenho de sua aditivação, podendo gerar depósitos.
Além disso, não é economicamente vantajoso, já que o óleo sintético é muito mais caro que o mineral e a mistura dos dois equivale praticamente ao óleo mineral, sendo, portanto, um desperdício.
Uma dica interessante se refere à troca de óleo mineral por sintético.
É importante trocar o filtro de óleo junto com a primeira carga de sintético assim como esgotar todo o óleo com uma “limpeza” no motor com o óleo a ser usado.

Embora os lubrificantes sintéticos possuam características de qualidade superiores, a maioria dos fabricantes de veículos ainda não diferencia os períodos de troca, caso se utilize óleos sintéticos ou minerais.

Recomendo seguir a indicação do Manual do Proprietário para intervalo de troca.

* Óleos minerais

São usados como lubrificantes com uma adequada viscosidade, originados de petróleos
crus e beneficiados através de refinação. As propriedades e qualidades destes
lubrificantes dependem da proveniencia e da viscosidade do petroleo cru.
Quando falamos em óleos minerais temos de distinguir três tipos:

* A - Óleo mineral de base parafínico

O nome ¨Parafina¨, de origem Latin, indica, que estas ligas quimicas são relativamente
estáveis e resistentes e não podem ser modificadas facilmente com influências quimicas.
Sendo assim as parafinas tendem a não oxidar em temperaturas ambientes ou levemente elevadas.
Nos lubrificantes eles são partes resistentes e preciosos, que não ¨envelhecem¨ ou somente oxidam de forma lenta.
Contém em sua composição química hidrocarbonetos de parafina em maior proporção,
demonstra uma densidade menor e é menos sensível a alteração de viscosidade/temperatura.
A grande desvantagem é seu comportamento em temperaturas baixas: as parafinas tendem a sedimentar-se.

* B - Óleo mineral de base naftênico

Enquanto os hidrocarbonetos parafinicos formam em sua estrutura molecular correntes,
os naftêncios formam em sua maioria ciclos.
Os naftenicos em geral são usados, quando necessitamos produzir lubrificantes para baixas temperaturas.
Desvantagem dos naftênicos é sua incompatibilidade com materiais sintéticos e elastômeros.

* C -Óleo mineral de base misto

Para atender as caracteristicas de lubrificantes conforme necessidade e campo de aplicação a maioria dos óleos minerais é misturada com base naftêncio ou parafínico em quantidades variados.

* Óleos sintéticos

São, ao contrário dos óleos minerais, produzidos artificialmente. Eles possuem, na maioria das vezes, um bom comporamento de viscosidade-temperatura com pouca tendência de coqueificação em temperaturas elevadas, baixo ponto de solidificação em baixas temperaturas, alta resistência contra temperatura e influências quimicas.

Quando falamos em óleos sintéticos temos de distinguir cinco tipos diferentes:

* 1. Hidrocarbonetos sintéticos

Entre os hidrocarbonetos sintéticos destacam-se hoje com maior importância de um lado os polialfaoleofinas (PAO) e os óleos hidrocraqueados.
Estes óleos são fabricados a partirde óleos minerais, porém levam um processo de sinteticação, o qual elimina os radicais livres e impurezas, deixando-os assim mais estavel a oxidação.
Também consegue-se através desde processo um comportamento excelente em ralaçãoa viscosidade-temperatura.
Estes hidrocarbonetos ¨semi-sintéticos¨ atingem IV (Índices de Viscosidade) até 150.

* 2. Poliolésteres

Para a fabricação de lubrificantes especiais, fluidos de freios, óleos hidraúlicos e fluídos de corteos poli-alquileno-glicois, miscivel ou nãomiscivel em água tem hoje cada vez mais importância.

* 3. Diésteres

São ligações entre ácidos e alcoois através da perda de água.
Certos grupos formam óleos de éster que são usados para a lubrificação e, também, fabricação de graxas lubrificantes.
Os diésteres estão hoje aplicados em grande escala em todas as turbinas da aviação civil por resistir melhor a altas e baixas temperaturas e rotações elevadíssimas.
Dos óleos sintéticos eles tem o maior consumo mundial.

* 4. Óleos de silicone

Os silicones destacam-se pela altíssima resistência contra temperaturas baixas, altas e envelhecimento, como também pelo seu comportamento favorável quanto ao índice de viscosidade.
Para a produção de lubrificantes destacam-se os Fenil-polisiloxanes e Methil-polisiloxanes.
Grande importância tem os Fluorsilicones na elaboração de lubrificantes resistentes a influência de produtos quimicos, tais como solventes, ácidos etc.

* 5. Poliésteres Perfluorados

Óleos de fluor e fluorclorocarbonos tem uma estabilidade extraordinária contra influência química.
Eles são quimicamente inertes, pórem em temperaturas acima de 260°C eles tendem a craquear e liberar vapores toxicos

Fontes de pesquisa: www.br.com.br / www.lubrificantes.net

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Mensagem por Basilio Qui Ago 14, 2008 5:10 pm

Estou a ver que este forum vai ficar com uma qualidade fora de serie, Twisted Evil Twisted Evil Wink
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Mensagem por PedroFernandes Dom Set 07, 2008 6:07 pm

Basilio escreveu:Estou a ver que este forum vai ficar com uma qualidade fora de serie, Twisted Evil Twisted Evil Wink

Sim sr para lá caminha Very Happy

Obrigado pela partilha de informação uma vez mais Cool
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Mensagem por Admin Seg Set 08, 2008 12:20 pm

Sem dúvida toda a informação que está a ser reunida é essencial para uma melhor compreensão dos sistemas.

Se continuarmos assim estaremos a contribuir de facto para uma maior qualidade do fórum.
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Mensagem por Basilio Ter Set 09, 2008 6:02 pm

É preciso é divulgar, mas claro mais vale passo a passo do que cair logo no chao Laughing Laughing
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Mensagem por Admin Qua Set 10, 2008 12:29 pm

Exactamente há que ir com calma para fazer tudo como deve ser.

Já agora que oleo é que estão a usar?Eu neste momento uso o castrol edge sport mas estava a pensar mudar para valvoline.

O que acham?
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Mensagem por hellmachine200 Qua Set 10, 2008 5:38 pm

o castrol deixa muitos resíduos no motor, aconselho-te a mudar
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Mensagem por Admin Qua Set 10, 2008 7:29 pm

Eu não tinha essa noção.Pode acontecer com as gamas mais baixas mas com o edge sport não tinha qualquer indicação.

Sei que a Valvoline é considerada dos melhores em vários mercados e que os preços também são elevados.
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Mensagem por CupR-5R Qui Set 11, 2008 12:08 am

Admin escreveu:Eu não tinha essa noção.Pode acontecer com as gamas mais baixas mas com o edge sport não tinha qualquer indicação.

Sei que a Valvoline é considerada dos melhores em vários mercados e que os preços também são elevados.

A qualidade tem sempre um preço ( elevado diga-se de passagem ) a pagar Very Happy

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Mensagem por PedroFernandes Qui Set 11, 2008 2:09 am

Admin escreveu:Exactamente há que ir com calma para fazer tudo como deve ser.

Já agora que oleo é que estão a usar?Eu neste momento uso o castrol edge sport mas estava a pensar mudar para valvoline.

O que acham?
Qual é o oleo q a marca aconselha para o teu S3?
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Mensagem por Admin Qui Set 11, 2008 10:26 am

Ora na documentação que me foi entregue na audi tinha um panfleto a indicar oleo da galp mas no livro da marca faz referência á castrol e o interessnte é que na marca eles utilizam cepsa.Ora o que fazer neste tipo de situações?

Levamos nós o oleo?
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Mensagem por PedroFernandes Sex Set 12, 2008 4:22 am

Admin escreveu:Ora na documentação que me foi entregue na audi tinha um panfleto a indicar oleo da galp mas no livro da marca faz referência á castrol e o interessnte é que na marca eles utilizam cepsa.Ora o que fazer neste tipo de situações?

Levamos nós o oleo?

q salganhada...

Penso q devemos usar aquele q o manual ou a marca preconizam... Q oleo usam outros donos de S3??
Q feedback tens deles??
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Mensagem por Admin Sex Set 12, 2008 10:13 am

Essa pergunta é interessante.Ainda não tive a oportunidade e também não conheço ninguém pessoalmente com o novo s3 mas vou seguir o que está no manual.
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Mensagem por CupR-5R Sex Out 03, 2008 7:19 am

Admin escreveu:Ora na documentação que me foi entregue na audi tinha um panfleto a indicar oleo da galp mas no livro da marca faz referência á castrol e o interessnte é que na marca eles utilizam cepsa.Ora o que fazer neste tipo de situações?

Levamos nós o oleo?
lol! lol!
Ora bem..
Isso deve-se á variação constante do preço do produto e ao pais onde se encontra o automovel..A marca muda as marcas dos oleos mas mantem na qualidade e nas caracteristicas mais apropriadas para cada caso..Ou seja a marca recomenda Galp ( para a Alemanha penso eu ),logo se o automovel é usado e está em Portugal obviamente que não precisara de ser o mesmo oleo ( devido as temperaturas e afins ) do que um automovel novo na Alemanha..Ha muitas situações e razões para mudar o tipo de oleo a usar ( temperatura,espessura,combustivel,etc,etc..)

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Mensagem por Admin Seg Out 13, 2008 9:59 pm

Eu já tinha um certo um conhecimento do que referiste mas não tinha a noção que era assim.

Vou manter o castrol mas mais tarde quero experimentar valvoline.
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Mensagem por AM24 Ter Jun 14, 2011 6:55 pm

bem graças ao site ja descobri o q é o W nos oleos xD
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