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Funcionamemto do AC
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Funcionamemto do AC
é so clicar no link
http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/cgi-bin/PRG_0599.EXE/3707_3.PDF?NrOcoSis=6870&CdLinPrg=pt
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hellmachine200- Número de Mensagens : 53
Idade : 41
Localização : Maia
Data de inscrição : 08/08/2008
Re: Funcionamemto do AC
Amigo estas informações são sempre bem vindas.Isto também ajuda na divulgação do fórum porque quando se faz uma pesquis na net sobre este tipo de tema muitas das vezes pode aparecer o link do fórum.
Continua assim.Um abraço
Continua assim.Um abraço
Re: Funcionamemto do AC
Obrigado pela partilha amigo
PedroFernandes- Admin
- Número de Mensagens : 58
Idade : 41
Localização : Carnaxide
Data de inscrição : 07/08/2008
Re: Funcionamemto do AC
Bom post!Ja agora completo um pedaçinho mais com isto
Dicas para melhor aproveitamento do equipamento de ar-condicionado
Aproximadamente 70% dos problemas são ligados a vazamentos, mas também são comuns reclamações da parte elétrica e carga excessiva de gás durante a manutenção, devido a serviços não qualificados.
O ar-condicionado veicular, cada vez mais comum em nossa frota, é um item muito utilizado no verão. No entanto, pouca gente sabe que para sua perfeita conservação, ele deve ser usado também nas outras estações do ano, inclusive no inverno. Além de proporcionar no ambiente interno um ar de melhor qualidade com temperatura controlada e livre de impurezas, possibilita o uso do veículo com os vidros fechados e, portanto, mais segurança e redução do ruído do ambiente externo. Esta prática ajuda a manter o bom funcionamento do sistema, que funciona à base de gás refrigerante e merece atenção especial.
Ao contrário do que se costuma dizer, o gás não gasta nem envelhece, embora raramente pequenos vazamentos possam ocorrer, muitas vezes causados por deficiência na lubrificação interna aos tubos, mangueiras e demais componentes do circuito. O óleo que circula diluído ao gás tem uma função secundária muito importante, pois sua densidade o torna vedante. Sua função primária é a lubrificação do compressor.
“Para manter um bom funcionamento, o ar-condicionado deve ser ligado pelo menos uma vez por semana. Isso evita problemas de falta de lubrificação no compressor, o “coração” de todo o sistema”, afirma Luiz Corrallo, Vice-Presidente das divisões Powertrain, Chassis e Thermal para América do Sul, está última responsável pelo negocio de sistemas de climatização para veículos.
Reparos ou recarga no equipamento de ar-condicionado não são comuns, mas caso haja necessidade, é importante assegurar que os anéis de vedação de conexões desmontadas sejam substituídos por novos e iguais aos originais, e que o aperto (torque) das uniões estejam adequados depois de qualquer tipo de manutenção feita no sistema.
Aproximadamente 70% dos problemas são ligados a vazamentos, mas também são comuns reclamações da parte elétrica e carga excessiva de gás durante a manutenção, devido a serviços não qualificados. Por esse motivo, é indicada a instalação de equipamentos adequados e sempre procurar um local de confiança para realização do serviço.
Outros cuidados que devemos tomar estão relacionados com dicas de manutenção que devem ser seguidas durante a estação mais fria do ano.
- Filtro de ar - Procure verificar o estado do filtro do ar-condicionado. Para saber se a peça está saturada, uma dica é verificar se há muita redução na vazão de ar quando alterada a função de recirculação para ar externo, pois na maioria dos veículos o filtro é colocado somente na captação externa.
- Visibilidade - O Ar Condicionado é muito útil no desembaçamento dos vidros em dias de chuva. Nesta condição, deve-se acioná-lo e misturar o ar quente com ar frio até o encontro da temperatura de conforto. O sistema de resfriamento será responsável pela redução da humidade do ar e deixará os vidros secos.
- Como minimizar o odor - Secar o sistema internamente impede proliferação de fungos ocasionada pelo ambiente úmido. Uma dica importante para evitar o mau cheiro é desligar o ar-condicionado cerca de 3 minutos antes de chegar ao seu destino, mantendo ligada a ventilação com ar natural, de preferência na velocidade máxima. Esse processo também ajudará na adaptação da temperatura do corpo, evitando o choque térmico ao sair do carro.
- Recirculação do ar - A utilização correcta deste recurso propicia um resfriamento mais rápido do automóvel e ainda impede que o ar externo com muita fumaça e poluição entre no carro - situações de trânsito pesado. Porém, a recirculação deve ficar activa por pouco tempo (cerca de 20 minutos), pois leva a redução da humidade interna e do oxigênio do ar da cabine, consumido pela respiração, podendo ocasionar sonolência, ressecamento e irritação dos olhos. Portanto, deve-se usar a captação externa sempre que possível para contínua renovação do ar.
- Válvula - Se o seu carro possui válvula de água, aproveite o inverno para usar o ar quente. Assim você evitará a possibilidade de emperramento ou vazamentos na válvula.
Fonte : http://www.mecanicaonline.com.br/
Cumps[]
Dicas para melhor aproveitamento do equipamento de ar-condicionado
Aproximadamente 70% dos problemas são ligados a vazamentos, mas também são comuns reclamações da parte elétrica e carga excessiva de gás durante a manutenção, devido a serviços não qualificados.
O ar-condicionado veicular, cada vez mais comum em nossa frota, é um item muito utilizado no verão. No entanto, pouca gente sabe que para sua perfeita conservação, ele deve ser usado também nas outras estações do ano, inclusive no inverno. Além de proporcionar no ambiente interno um ar de melhor qualidade com temperatura controlada e livre de impurezas, possibilita o uso do veículo com os vidros fechados e, portanto, mais segurança e redução do ruído do ambiente externo. Esta prática ajuda a manter o bom funcionamento do sistema, que funciona à base de gás refrigerante e merece atenção especial.
Ao contrário do que se costuma dizer, o gás não gasta nem envelhece, embora raramente pequenos vazamentos possam ocorrer, muitas vezes causados por deficiência na lubrificação interna aos tubos, mangueiras e demais componentes do circuito. O óleo que circula diluído ao gás tem uma função secundária muito importante, pois sua densidade o torna vedante. Sua função primária é a lubrificação do compressor.
“Para manter um bom funcionamento, o ar-condicionado deve ser ligado pelo menos uma vez por semana. Isso evita problemas de falta de lubrificação no compressor, o “coração” de todo o sistema”, afirma Luiz Corrallo, Vice-Presidente das divisões Powertrain, Chassis e Thermal para América do Sul, está última responsável pelo negocio de sistemas de climatização para veículos.
Reparos ou recarga no equipamento de ar-condicionado não são comuns, mas caso haja necessidade, é importante assegurar que os anéis de vedação de conexões desmontadas sejam substituídos por novos e iguais aos originais, e que o aperto (torque) das uniões estejam adequados depois de qualquer tipo de manutenção feita no sistema.
Aproximadamente 70% dos problemas são ligados a vazamentos, mas também são comuns reclamações da parte elétrica e carga excessiva de gás durante a manutenção, devido a serviços não qualificados. Por esse motivo, é indicada a instalação de equipamentos adequados e sempre procurar um local de confiança para realização do serviço.
Outros cuidados que devemos tomar estão relacionados com dicas de manutenção que devem ser seguidas durante a estação mais fria do ano.
- Filtro de ar - Procure verificar o estado do filtro do ar-condicionado. Para saber se a peça está saturada, uma dica é verificar se há muita redução na vazão de ar quando alterada a função de recirculação para ar externo, pois na maioria dos veículos o filtro é colocado somente na captação externa.
- Visibilidade - O Ar Condicionado é muito útil no desembaçamento dos vidros em dias de chuva. Nesta condição, deve-se acioná-lo e misturar o ar quente com ar frio até o encontro da temperatura de conforto. O sistema de resfriamento será responsável pela redução da humidade do ar e deixará os vidros secos.
- Como minimizar o odor - Secar o sistema internamente impede proliferação de fungos ocasionada pelo ambiente úmido. Uma dica importante para evitar o mau cheiro é desligar o ar-condicionado cerca de 3 minutos antes de chegar ao seu destino, mantendo ligada a ventilação com ar natural, de preferência na velocidade máxima. Esse processo também ajudará na adaptação da temperatura do corpo, evitando o choque térmico ao sair do carro.
- Recirculação do ar - A utilização correcta deste recurso propicia um resfriamento mais rápido do automóvel e ainda impede que o ar externo com muita fumaça e poluição entre no carro - situações de trânsito pesado. Porém, a recirculação deve ficar activa por pouco tempo (cerca de 20 minutos), pois leva a redução da humidade interna e do oxigênio do ar da cabine, consumido pela respiração, podendo ocasionar sonolência, ressecamento e irritação dos olhos. Portanto, deve-se usar a captação externa sempre que possível para contínua renovação do ar.
- Válvula - Se o seu carro possui válvula de água, aproveite o inverno para usar o ar quente. Assim você evitará a possibilidade de emperramento ou vazamentos na válvula.
Fonte : http://www.mecanicaonline.com.br/
Cumps[]
CupR-5R- Número de Mensagens : 33
Idade : 43
Localização : Em frente ao PC..
Data de inscrição : 09/08/2008
hellmachine200- Número de Mensagens : 53
Idade : 41
Localização : Maia
Data de inscrição : 08/08/2008
Re: Funcionamemto do AC
Eu também já tinha a noção de que o a.c deve ser utilizado durante todo o ano.É errado o facto de se pensar que o a.c só deve ser usado no verão.
Ao fazer o seu uso anualmente estamos a contribuir para um ambiente no intrerior do automóvel mais rico e saudável mas temos de ter em atenção as temperaturas utilizadas.
Ao fazer o seu uso anualmente estamos a contribuir para um ambiente no intrerior do automóvel mais rico e saudável mas temos de ter em atenção as temperaturas utilizadas.
Re: Funcionamemto do AC
Convem mesmo ligar nas varias estações, pois aqui no stand derivado a nao ligar os ac´s de vez em quando agarram.... O meu levou agora um compressor novo derivado a ter estado parado !!!
Re: Funcionamemto do AC
Aposto que não volta a acontecer..Agora ja sabes mais umas coisinhas aposto que já não volta a acontecer..Mais vale perder um tempinho a ligar os AC de vez em quando do que entrar em despesas por não funcionarem de vez em quandoBasilio escreveu:Convem mesmo ligar nas varias estações, pois aqui no stand derivado a nao ligar os ac´s de vez em quando agarram.... O meu levou agora um compressor novo derivado a ter estado parado !!!
Cumps[]
CupR-5R- Número de Mensagens : 33
Idade : 43
Localização : Em frente ao PC..
Data de inscrição : 09/08/2008
Re: Funcionamemto do AC
É por essas e por outras que eu vou ligando o meu sempre que posso e é necessário.
Re: Funcionamemto do AC
Admin escreveu:É por essas e por outras que eu vou ligando o meu sempre que posso e é necessário.
Atenção q ligar o AC rouba cavalagem ao motor, Eric como o teu motor é um pouco pastelão, não te aconselho a ligares o AC muitas vezes
PedroFernandes- Admin
- Número de Mensagens : 58
Idade : 41
Localização : Carnaxide
Data de inscrição : 07/08/2008
Re: Funcionamemto do AC
LOL Apesar do a.c ligado a fera está sempre presente á espera de comer alguém eh!eh!
É capaz de deixar fugir um cavalito mas isso não é nada
É capaz de deixar fugir um cavalito mas isso não é nada
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