Conectar-se

Esqueci minha senha

Estatísticas
Temos 34 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de antonio.zambujo

Os nossos membros postaram um total de 301 mensagens em 62 assuntos
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Sonic Dias apresentação
Sab Nov 12, 2011 5:25 pm por Sonic Dias

» [Possivel Compra] Seat Leon Fr 1.9 Tdi 150cv 2003/2004
Ter Set 27, 2011 7:06 pm por Paulo Alves

» Anedotas e Piadas
Qui Jun 16, 2011 4:11 pm por AM24

» seat leon 1M 1.6SR 2000
Qua Jun 15, 2011 6:13 pm por AM24

» Seat Ibiza Cupra 6L 1.9 TDi 2007 ("secador")
Qua Jun 15, 2011 6:10 pm por AM24

» Oleos Lubrificantes
Ter Jun 14, 2011 6:55 pm por AM24

» boas tardes a todos os amados pelo grupo VAG
Ter Jun 14, 2011 6:52 pm por AM24

» Mecânica Geral-GASOLINA
Seg Maio 23, 2011 9:31 pm por helalex

» Seat Ibiza (6K) 1.0 Mpi Passion 5p de 97
Sab Nov 15, 2008 8:30 pm por PedroFernandes

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar

Anti Lag System (ALS)

Ir em baixo

Anti Lag System (ALS)

Mensagem por CupR-5R em Sex Ago 15, 2008 12:38 am

O Sistema ALS é também conhecido como "bang bang" Smile e é relativamente recente e bastante notório nos actuais Gr.N's e Wrc's pois no momento da desaceleração, é bastante audível o som provocado por este sistema (rateres) e visível por vezes ao formar-se uma labareda na ponteira do escape, bem notória nos novos Focus WRC, especialmente nas novas provas nocturnas.

"Antigamente" para fazer face à inerente baixa de pressão de turbo na desaceleração, os pilotos usavam a técnica de elevar as rotações do motor acelerando com o pé direito enquanto travam com o esquerdo, técnica esta supostamente iniciada pelo veterano alemão Walter Röhrl, para manter a pressão positiva disponível para a próxima aceleração.

O sistema ALS surgiu como uma ideia simples mas relativamente difícil de implementar com o objectivo de para fazer face às restrições impostas com a criação do Gr.A e posteriormente dos WRC's e consequente uso dos restritores que passou a limitar os carros de competição a teóricos 300 cv's.

A toyota na altura na competição, chamou-lhe "Toyota Combustion Control System" enquanto que a Mitsubishi designou o sistema de "system Post Combustion Control System".

O funcionamento básico resume-se ao seguinte:

- Através de um timing de ignição específico e pré-definido electrónicamente, a mistura no momento da desaceleração, torna-se excessivamente rica em gasolina, inflamando nos colectores de escape incandescente, originando uma ou mais explosões as quais geram o fluxo que alimenta a rotação da turbina, mantendo-se assim pressões de turbo altas sem ajuda do acelerador.

Existem diversas configurações que podem ir do menos ao mais agressivo sendo que a diferença é bem notória no som produzido por cada carro, sendo que uns os rateres são mais frequentes e mais audíveis enquanto que noutros apenas se ouve como que um "borbulhar".

Como pontos negativos, o sistema ALS faz aumentar exponencialmente a temperatura do turbo o qual pode ir de 800 a 1100ºc sempre que este está activado, bem como a temperatura em todo o sistema de escape o qual terá de ser apropriado, daí o uso de cerâmica em alguns dos sistemas que equipam os carros de topo.

É possível implementar este sistema em carros de estrada, havendo porem necessidade de modificar tanto a electrónica como o sistema de escape e ter em conta que a vida útil do turbo diminui exponencialmente com o seu uso.



Nos WRC's, alem do uso do ALS, os turbos têm práticamente a mesma capacidade volumétrica que alguns desportivos de estrada devido ao facto do uso do restrictor reduzir significativamente a quantidade de ar que entra no compressor, daí o uso de turbos menores que são muito mais eficiente em baixos regimes, os quais têm wastegates externas controladas por nada mais nada menos que 4 actuadores que segundo os especialista permitem criar pressão apenas uma vez a qual ascende a cerca de 4 bars, mantida por um sistema complexo denominado de "antistall" e claro pelo ALS.

Os seus motores usam gasolina de elevada "octanagem" e têm uma taxa de compressão elevadíssima de algo como 10:1, o que permite produzir elevados níveis de gases de escape imprescindíveis para alimentar semelhantes níveis de pressão. Só assim é que é possível conseguir manter níveis de binário superiores a 700 n.m com as actuais regras FIA.

ALS - [Vídeo] http://www.filelodge.com/files/room24/639558/als.wmv

Fonte: Evo6 ™ Evoclube portugal
avatar
CupR-5R

Número de Mensagens : 33
Idade : 38
Localização : Em frente ao PC..
Data de inscrição : 09/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Anti Lag System (ALS)

Mensagem por Admin em Sex Ago 15, 2008 10:15 am

O que aprendo com este nosso amigo. Sinto-me mais culto.

Força aí!

_________________
avatar
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 81
Idade : 40
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 23/05/2008

Ver perfil do usuário http://vaggroup.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Anti Lag System (ALS)

Mensagem por Basilio em Sab Ago 23, 2008 10:30 pm

É sempre bom aprender mais uma beca Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
avatar
Basilio

Número de Mensagens : 48
Idade : 38
Localização : Amadora
Data de inscrição : 05/08/2008

Ver perfil do usuário http://www.digitalcar.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Anti Lag System (ALS)

Mensagem por PedroFernandes em Dom Set 07, 2008 6:02 pm

Mais um bom post amigo Cool

Obrigado pela partilha Very Happy

_________________
Membro da administração do forum VAGroup
Se tens ideias para melhorar o nosso forum diz-nos, este espaço é vosso, ajudem-nos a torna-lo mais aprazivél.
avatar
PedroFernandes
Admin
Admin

Número de Mensagens : 58
Idade : 36
Localização : Carnaxide
Data de inscrição : 07/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Anti Lag System (ALS)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum